Rumo ao Instituto Rio Branco ! AMUN 2008
Sexta à noite, parto para minha grande aventura do ano, rumo a Brasília. Malas quase prontas, “position paper” no pensamento, sendo redigido, alguns discursos diplomáticos treinados no chuveiro e quase 9 dias fora de casa. No total, quase 30 pessoas irão aqui da UFRGS e da ESPM. Enfim, tudo se encaminhando bem antes da viagem. Vou lá "brincar" de diplomata, vejam só!
Estou indo pro AMUN – Americas Model United Nations, que é uma simulação dos cômites das Nações Unidas e será realizado Instituto Rio Branco, pela Universidade de Brasília, no Distrito Federal. Serão 5 dias de simulação. Estarei no cômite do Conselho das NAções Unidas para o Ártico. Serei delegada da Austrália.
Estou indo pro AMUN – Americas Model United Nations, que é uma simulação dos cômites das Nações Unidas e será realizado Instituto Rio Branco, pela Universidade de Brasília, no Distrito Federal. Serão 5 dias de simulação. Estarei no cômite do Conselho das NAções Unidas para o Ártico. Serei delegada da Austrália.
O Americas Model United Nations (AMUN) – Modelo das Nações Unidas para as Américas – é um projeto educacional organizado por estudantes da Universidade de Brasília, que visa a disseminar entre seus participantes os princípios e propósitos da Organização das Nações Unidas, de modo a fazê-los desenvolver uma consciência de cidadania global e uma maior tolerância e respeito para com as diferentes culturas, e fazê-los perceber a necessidade de engajar-se ativamente na construção de uma sociedade internacional mais coesa e harmoniosa.
O projeto culmina, anualmente, em uma conferência internacional da qual participam cerca de quatrocentos e cinqüenta estudantes universitários de todo o Brasil e de diferentes países. Representando embaixadores, os participantes discutem em língua inglesa, durante os cinco dias da conferência, acerca dos principais desafios atualmente enfrentados pela comunidade internacional nas áreas de direitos humanos, segurança, cooperação e integração regional, legislação internacional, desenvolvimento econômico e preservação do meio-ambiente.
Conhecidas como Modelos das Nações Unidas, conferências como o AMUN, que buscam agregar valores a seus participantes por meio da simulação de foros diplomáticos, vêm ocorrendo em número crescente por todo o mundo desde a criação da ONU. A cultura de Modelos teve seu início no Brasil em 1998, com a realização da primeira edição do AMUN. Desde então, o AMUN estabeleceu-se no Brasil como referência absoluta em sua categoria, atraindo anualmente a Brasília estudantes universitários de instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais.
Desde sua criação, em 1998, o AMUN conta também com o apoio institucional dos escritórios da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) no Brasil, organismos do sistema ONU convencidos da importância, seriedade e relevância do AMUN como projeto educacional multidisciplinar.
Em 2008, será celebrado o aniversário de uma década do AMUN – e, por extensão, do início da cultura de Modelos das Nações Unidas no Brasil. O tema central da edição especial de aniversário do evento – “cooperar para coexistir” – reflete a importância da cooperação como fator necessário para tornar possível uma coexistência mais harmoniosa e pacífica entre pessoas, nações e povos.
Cada participante, da décima-primeira edição do AMUN representará, dentro de um órgão específico da ONU, um ator de relevância no cenário político internacional (embaixador, representante de um organismo internacional ou juiz da Corte Internacional de Justiça). A escolha dos oito órgão simulados e de seus tópicos de discussão busca espelhar os principais temas presentes nas reais agendas das relações internacionais contemporâneas.
Comentários