Olimpíada de NERD! - Simulação da ONU

O primeiro semestre do ano termina, mas ainda não. Se alguém tem uma definição sensata para aquilo que é férias, por favor me diga. À princípio, não terei férias de "patas para cima". Se alguém acha que estudar é um vício, acredite, estou com ele. Não que seja um vício, pois isso remete a algo negativo, mas a um hábito bom e positivo.

Irei em uma semana para participar , acredite, de uma Olimpíada de NERDS. Acho que será umas das viagens mais emocionantes que farei. A começar, não que isso seja bom, até porque estou me amarrando para tomar a famosa vacina da Febre-amarela. Enfim, tenho que ir me vacinar.

Em uma semana embarco para participar do AMUN - American Model United Nations, que será realizado no Ministério das Relações Exteriores do Brasil, no Instituto Rio Branco, em Brasília. Essa vai ser , digamos, minha primeira simulação de verdade. Não que eu não tenha simulado no UFRGSMUN, no curso de extensão, mas lá não serão só "conhecidos" de casa, mas colegas de várias partes do mundo. Acredite, até um russo terá no meu cômite.
Além disso, ir lá não é apenas ir! Você tem de estudar muito. Não é brincaderia, apesar de alguns micos que você possa vir a ter, você ficará marcado por eles ( e isso não é bom para ninguém). Então, mais do que participar de uma simulação, você tem que se empenhar e buscar muita informação.
Na minha primeira simulação, fui delegada do Nianmar no SPECPOL ,sobre políticas de salvaguardas em relação a energia nuclear. Agora, imagine encontrar informações , dados, enfim, material de pesquisa, num país "fechado por uma junta militar". Tratando-se ainda sobre energia nuclear. Então, nesse caso, assumi uma postura, digamos, vinculada à mídia. Fui delegada de um país mergulhado em corrupção e vergonhas humanitárias. Quando abordei sobre a postura do Nianmar em relação a energia nuclear, colocando que o país era contra qualquer política de salvaguardas, que éramos a favor da energia nuclear para o desenvolvimento do país, fui retalhada pelo delegado francês. Fui ( digo, o Nianmar) acusado de ser antidemocrático e por isso não tinha o direito de criticar a postura dos EUA. Enfim, promovi um debate com minhas colocações.
A idéia é de que , quando não há informações circulando de maneria verdadeira, você possa se basear em alguma relação com tratados que esse país possui ou algum país do qual ele seja signatário. Continuando a discussão, por lista de ordenamento , tomei a palavra e dirigi ao delegado francês as seguintes afirmações : Cara mesa, caros delegados. Delegado francês, meu país considera-se democrático e a 1 mês promoveu eleições internas a fim de promulgar uma nova Constituição para o Nianmar ( sabendo eu que, nesse período, um furacão devastou o Nianmar, matando em torno de 150 mil pessoas, e que o governo divulgou uma participação em urna em torno de 99% da população, é de se estranhar que tenham ocorrido eleições "muito democráticas" dentro do território. Além do mais, além de ter bloqueado a ajuda internacional para os sobrevivente pela ONU, ainda é acusado de prostituição e escravidão).Mesmo assim, não importa o que seu país seja, você tem que seguir uma linha diplomática que ele exerce no cenário internacional. Enfim, defendi o Nianmar e acusei a França dela , sim, ser antidemocrática, visto que existe discriminação de franceses advindos de outras etnias.
No final, estávamos nos encaminhando para o final do Cômite e não continuamos nosso debate . Essa foi minha primeria simulação. Eu me senti muito nervosa. Além de haver toda uma postura polida, seja com elação à mesa ou com os delegados, você tem de persuadir, instigar os colegas delegados para aceitarem tuas propostas e etc para no final elaborarmos um documento oficial.
Na minha segunda simulação, fui delegada da República Popular da China, no Conselho de Segurança da ONU e discutimos o caso da Somália. Acredite, passei dois dias lendo, pesquisando, montando o "position paper" ( é um documento no qual se apresenta a postura do país naquele caso e as políticas internas e externas referente ao assunto). Além de você aprender essa parte técnica da simulação, você descobr um mundo do qual você não estava situado. Eu , pesquisando e na simulação , aprendi muita coisa sobre a Somália e que aliás , ela está totalmente desatirculada. Junto com isso, eu estava também estudando o conflito Tibete e China para o trabalho sobre nação e nacionalidade da Prof. Carla Brandalise , na cadeira de História do Ocidente. Além de entender todo o conflito interno, a política da China dentro do seu próprio território, aprendi também como ela infere externamente. Claro, isso vem de pesquisa e o meio mais acessível é a Internet. Foi interessante essa simulação.
Daqui a , vejamos, 10 dias serei a Austrália no Cômite sobre o Ártico no AMUN. Eu quase que fui a Itália, mas escolhi ser a delegada da Austrália. A algum tempo, tenho estudado sobre o assunto , nos quais os tópicos discutidos serão ou a preservação desse ecossistema frágil e elementar para o Planeta como todo, ou se deve-se ou nao liberar essa região para exploração de seus recursos minerais. Desde sempre, a questão do meio ambiente iluminava meus pensamentos. Fui até tachada de "ECOCHATA", digamos pela minha tia por eu não querer pegar muitos sacos-plásticos no supermercado quando criança. Enfim, voltando ao assunto, desde abril estou lendo um livro sobre o regime jurídico do Ártico. Ele não trata apenas dessa questão mais técnica, aborda também a história, a geografia, etc. Sei que o debate irá focar os EUA e a Rússia, e acredite, o delegado da Rússica será um russo .
Você imagina , cria, pensa, busca e os meios te levama té lá. Antes de entrar na UFRGS, que aliás sempre foi meu sonho, apesar deu ter adiado por cauda dos concursos públicos, eu volta e meia estava lendo os editais para ser Diplomata. Por acaso, vi um cartaz lá no CAmpus do Centro e resolvi de imediato me inscrever no curso de extensão do UFRGSMUN ( UFRGS Model United Nations). O meu curso de graduação é exatamente o que sempre busquei e estou muito contente, porque tenho a certeza que fiz a escolha certa. Acredito, que poderei via a ter outra graducação também, mas isso com o tempo surgirá. E agora estarei indo ao Instituto Rio Branco brincar de Diplomata. Um jogo político zero, com enriquecimento cultural e muitos novos amigos. Vejam como é o destino. Você imagina, busca e aos poucos os meios vão circundando as tuas intenções. Isso é um máximo. Talvez, eu esteje eufória por tal viagem, mas , muito mais que isso, preocupada também, visto que é uma responsabilidade que tu assumes.
Desde já me considero delegada asutraliana. Está certo que terá a Festa Cultural e que deverei ir representando meu país. Falta, agora, escolher a "fantasia". Até pensei em ir de surfista, mas seria mais "legal" ainda , se eu fosse de CAnguru!!!! ( hehehe) Tive que rir , porque seria muito engraçado eu fantasiada de CAnguro. Claro, que eu seria uma CAnguru fêmea charmosa. Até desenhei um projeto de fantasia, teria que encontrar uma costureira de boa mão para me ajudar nessa empreitada.
Enfim, agora tenho que intensificar meus estudos e buscar ser uma boa delegada! Voltarei com mais informações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lembranças chuvosas...

Filosofias sobre Raves

ÍNDIOS MODERNOS - DIA DO ÍNDIO