Entrevista -Modelo das Nações Unidas Reúne Universitários

Modelo das Nações Unidas reúne universitários

Written by Larissa Fraga
Saturday, 28 June 2008 00:21


O UFRGS Model United Nations (UFRGSMUN) é um modelo de simulação da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado desde 2003 por alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O evento simula uma reunião da ONU, em que cada participante deve representar um país, discutindo as principais questões mundiais. O objetivo é realizar um encontro da comunidade acadêmica, e proporcionar aos universitários uma vivência sobre o funcionamento das relações internacionais.

Para a secretária-geral do UFRGSMUN, Helena Jornada, o papel das simulações é criar uma consciência crítica sobre a realidade de outras nações, além de oportunizar o desenvolvimento do discurso e técnicas de negociação. “Os participantes têm a oportunidade de se colocar no lugar de outras pessoas, com uma visão diferente do mundo. Também aprendem a sustentar um argumento e que não existem verdades absolutas”, explica.
Em 2008, a organização do modelo criou um projeto destinado as escolas de Ensino Médio de rede pública. O Back in School (BIS) oferece aos alunos uma experiência em discussões da ONU, abordando um tópico. A iniciativa é dividida em dois encontros, uma aula sobre o tema que vai ser discutido, e no segundo é feita a simulação. A pauta debatida neste ano é o aquecimento global. Os colégios estaduais Paula Soares e Baltazar de Oliveira Garcia foram escolhidos para receber o BIS. No segundo semestre, mais duas escolas serão selecionadas. Para fazer parte do UFRGSMUN é necessário ter domínio da língua inglesa, porém, no BIS isso não é requisitado.
Está sendo executado um curso de extensão, que faz um treinamento para a participação na grande simulação, que será feita em novembro. O projeto foi criado para superar a falta desse espaço no currículo de Relações Internacionais. Participam 70 estudantes de todas as universidades e cursos. A aluna de Ciências Sociais, Tamirez Paim, que freqüenta o curso, afirma que a experiência é muito significativa. “Em cada reunião aprendemos sobre novos países e culturas e conhecemos os problemas mundiais. Quando temos a função de representar um país, assumimos um compromisso de tornar o mundo melhor”, enfatiza.

Segundo o secretario acadêmico, Gustavo Carneiro, que participa do UFRGSMUN há dois anos, o principal aprendizado é ter contato com as realidades das nações e defender uma outra posição. A estudante de Relações Internacionais da UFRGS, Luciana Ghiggi, que faz parte da organização do evento, revelou que participar da simulação é a única maneira de colocar em prática o aprendizado do seu curso.
Escrever uma resolução do que foi acordado nas reuniões e enviar para a ONU, que apóia a atividade dos modelos, e continuar com os encontros nas escolas são os próximos planos do projeto. Até agora, nenhum relatório dos resultados obtidos pelo UFRGSMUN foi encaminhado para a Organização.
O UFRGSMUN será realizado de 4 a 8 de novembro. Podem participar alunos de todas as universidades e cursos. As inscrições podem ser feitas de 15 de agosto até 10 de outubro, através do site ao lado. http://www6.ufrgs.br/ufrgsmun/2008/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lembranças chuvosas...

Filosofias sobre Raves

ÍNDIOS MODERNOS - DIA DO ÍNDIO