Há Tesouros na Praça - Deusa Themis


O arquiteto, Carlos Maximiliano Fayet, responsável pela obra do Palácio da Justiça, construído na década de 50, após o antigo prédio irmão gêmeo do Teatro São Pedro ter pegado fogo, havia projetado inicialmente a estátua da deusa na parede sul de frente para a Praça Matriz, mas os recursos na época da construção eram limitados não possibilitando esses adereços.

A estátua foi colocada na última reforma do Palácio da Justiça. Três guindastes, mais ou menos, foram necessários para erguê-la até o alto da parede de frente para a Praça Matriz, num trabalho de 4 horas. Feita de bronze, ela mede 4 metros de extensão. A parede precisou ser reforçada para comportar o peso da estátua, se não me engano, em torno de 3 a 4 toneladas.

A verdadeira deusa Themis não tinha os olhos vendados como na estátua. Isso fora criação da Idade Média. O idealizador da obra mostrou que, para ele, a Justiça deveria continuar com os olhos bem abertos, para ver tudo e não passar nada despercebido. Além, ele substituíra a balança pela espada, simbolizando que a Constituição deveria ser rigorosamente seguida, mostrando o poder da justiça, no livro que ela carrega nos braços.

A parede cega, sem janelas, de frente para a Praça Matriz, onde foi colocada a estátua da deusa Themis, significa que a Justiça é imune às influências dos outros 2 poderes que a integram: Executivo e Legislativo. A Justiça é independente, mas os 3 são harmônicos entre si. Em verdade, a idéia de unir os 3 Poderes num único lugar era uma visão européia. Acrescentamos ainda a presença da Catedral, simbolizando que a Justiça, o Executivo, o Legislativo e a Igreja podem conviver pacificamente.


Tamirez Paim, 30 de agosto de 2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lembranças chuvosas...

ÍNDIOS MODERNOS - DIA DO ÍNDIO

Filosofias sobre Raves