Precisamos de Testemunha - Filosofando?

O espelho por si só não nos basta como humanos. Não conseguimos viver isolados de qualquer humanidade por muito tempo. Precisamos de testemunhas em nossa vida, pessoas que participem das nossas rotinas, que literalmente “testemunhem” nossas vivências. Por isso, buscamos nos outros reconhecimento e admiração, pois sozinhos a vida se torna vazia, como fazer algo no vácuo.

Freud - nas suas interpretações - concluiu que o homem precisa de outro para existir. Precisamos de alguém que nos elogie, nos admire, nos reconheça. Sozinho, o ser humano não se basta com o espelho. Por isso, os relacionamentos mais diretos como o casamento, por exemplo. Casar é tornar o outro nossa testemunha cotidiana. Alguém que registra nossa vida particularmente. Alguém que dê existência a nós em relatos.

Quantas vezes não gostaríamos de estar na companhia de alguém namorando, conversando, vendo filme junto, passeando. No entanto, há coisas que o homem precisa fazer sozinho, como estudar arduamente, mas , no geral, almoçar, dormir e ficar em casa sozinho pode causar uma nostalgia que sabemos até os animais sofrerem. Precisamos de testemunhas. São os escribas da nossa existência.

Tamirez Paim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lembranças chuvosas...

Filosofias sobre Raves

ÍNDIOS MODERNOS - DIA DO ÍNDIO