Hoje a Aula é na Rua - Caras Pintadas

Fotos de Tamirez Paim - Ciências Sociais - UFRGS

Dia 30 de março de 2009.



Cinco mil pessoas, em plena Porto Alegre de início de outono, manhã de céu azul, beirando os calores de final de verão tardio. Eram grupos de estudantes, professores, sindicalistas, apoiadores, entre outros, partidários ou não, unidos pelo grito de liberdade do Rio Grande, com seus cartazes e bandeiras, latas e vaias. Eu era apenas uma formiguinha na multidão, mas o eco dos meus gritos de protesto eram tamanhos tais qual o volume da indignação exarada pela manifestação.


Foram os exatos 50 minutos em que eu deveria estar em aula, mas não me arrependo jamais de deixar uma para estar em outra. Seguir em marcha, com o propósito de mostrar ao público que assistia às calçadas ou às sacadas que não somos ignorantes políticos ou muito menos concidadãos amigos das malfazejas corruptivas do Governo do Estado, é exalar a dúvida nos alheios, é provocar o senso crítico no estranho, é causar impacto em níveis pequenos ou grandes na população que tem acesso ao vivo à passeata ou tem acesso pelos veículos de comunicação.

Parece mazela comparar a compra do “avião” com o absurdo do “container sala de aula” que o Governo do Estado enviou à Região da Serra Gaúcha. A pensar : custa muito caro sentar tijolos, cobrir o teto, rechear com classes e cadeiras, remunerar bem os professores?



É absurdo submeter pequenos inocentes a condições precárias de ensino, quando desta fase é que advém a grande capacidade de desenvolvimento das primeiras etapas cognitivas da fase escolar e de formação do indivíduo em sociedade.Desculpe, Governadora, mas fechar escolas , e enviar latas como sala de aula é uma afronta à população explorada por pedágios sanguessugas, por transporte público caro e por nível de perturbação social em função do alto consumo de drogas nas ruas ?

Espero que as coisas melhorem para a educação nesse Estado que se diz muito politizado!


Tamirez Paim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lembranças chuvosas...

Filosofias sobre Raves

ÍNDIOS MODERNOS - DIA DO ÍNDIO