Os Cientistas Sociais

Os Cientistas Sociais

Vejo surgir em mim um interesse particular por Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Noto que o meu curso é um dos cursos mais interessantes que existem, se não for o mais deles. As Ciências Sociais são um mix de cultura, de investigação, de novidade. Tudo , ou quase tudo, pode ser incluído nas teorias ‘‘sociais”, refiro-me as tantas e mais outras formas de explicar a vida.

Nas Ciências Sociais, uma inclusão de Antropologia, de Sociologia e de Ciência Política, transporta-nos a uma visão de mundo mais ampla e nítida, que passa despercebida nos olhos desatentos dos terráqueos. Nós, os Cientistas Sociais, pesquisadores natos, ainda somos confundidos pelos desavisados com Assistentes Sociais.

Somos Pesquisadores e devemos ter um diálogo aberto com a Sociedade. Estudamos como as pessoas em grupos manifestam seus espíritos e colocam em prática suas faculdades de saber. É tão importante nossa profissão, como expressa minha amada mãe, que os Cientistas Sociais são aquelas pessoas que estudam e tentam compreender , e explicar, tanto os índios, os nativos quanto os costumes da atualidade.

Saliento também a outra carreira que um Cientista Social pode seguir : lecionar Sociologia. Por mais mal-tratada que seja a Educação, sinto-me no dever de contribuir para a mudança positiva. Sinto instigada a estudar maneiras de melhorar a Educação no meu país. O ensino é o primeiro passo para um país adquirir sua liberdade real. Ser professor não é só uma vocação, é uma profissão que precisa e deve ser valorizada. Admiro os professores! Serei uma também, uma das minhas inserções.

Para concluir, tanto ser Sociólogo, Cientista Político, Antropólogo, Docente de Sociologia, Cientista Social, tantos títulos quanto tantas qualidade a serem manifestadas, o curso de Ciências Sociais é o curso que eu amo e tenho orgulho de estar estudando!

Comentários

Este comentário foi removido pelo autor.
Tamirez Paim disse…
Guga,
Adimira-me uma pessoa que nem tu colocar isso sobre os Cientistas Sociais. Um pesquisador só é habilitado a escrever sobre aquilo que estudou. E , desculpe as palavras, mas o que dizem por aí é outra coisa... os Cientistas Sociais - o curso -( Sociólogos, Antropólogos e Cientistas Políticos) são os profissionais mais cultos, aqueles que compreendem melhor do que outros as realidades.

O Ensino é antes de tudo o princípio primordial de qualquer coisa, do empírico ao racional.A questão de ser professora ou não, não vem ao caso, mas não só como paixão, Guga, mas como profissão...e como Sociólogo ou Cientista Político.
Ivy Saruzi disse…
Tamirez,

Acho que tu abordaste de uma forma extremamente inteligível o que é o nosso curso!
Não acho que se saiba tudo, e pra isso servimos, somos aqueles que buscamos no fundo de tudo a essência das coisas, e se por ventura, nossas premissas não forem as mais adequadas, continuaremos numa busca constante por respostas!
Não seremos jamais intelectuais que falam sobre o que não sabem, muito menos intelectuais que acham que de tudo sabem...

Lecionar, ahhhh quanto prazer terei em ser uma explorada servidora em educação, mas saber que serei uma a despertar curiosidade em meus alunos para que eles busquem dentro de si também as respostas para suas incertezas sociais.

Enfim, bom texto o teu e bom curso o nosso!

beju
Tamirez,
Por mais mal compreendidas que sejam as ciências sociais, ninguém pode negar sua importância.
Qualquer conhecimento pode ser bem ou mal usado, mas sem dúvida o ensino é um dos mais nobres usos que se pode dar a qualquer conhecimento. Se você quer ser professora, uma das qualidades necessárias você já tem: paixão!
Se você se sente realizada com o que faz, não desista nunca dos teus sonhos.
"Quem acredita sempre alcança"
Beijos do Planalto!
PS: só pra constar, as RIs também são uma ciência social
PPS: me desculpem pela gafe...não tive intenção de desmerecer nada e ninguém aqui. Só me expressei mal mesmo, era pra ser uma crítica...
Enfim, fiz questão de deletar o comentário mal sucedido e reescrevê-lo.
Perdoem-me o mal entendido...
Gabriel Guerra disse…
Numa frase do texto tu fala sobre realizar uma MUDANÇA POSITIVA na realidade.
O autor que inicia essa percepção de mudança/intervenção na realidade social é o MARX. As pesoas usam todas essas expressões no dia a dia e nem sabem da onde isso vem. Por isso acredito que a gente tenha uma percepção mais inteligente da realidade, o curso nos proporciona contato com teorias (antigas) que dão base a realidade de hoje. Aqui é ruim de escrever, mas quando conversarmos te darei outros exmplos.

Bjos colega E VIVA AS CIÊNCIAS SOCIAIS!

Postagens mais visitadas deste blog

Lembranças chuvosas...

ÍNDIOS MODERNOS - DIA DO ÍNDIO

Filosofias sobre Raves