UFRGS no topo - A receita da UFRGS ( ZERO HORA)

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) divulgados esta semana confirmaram a excelência do ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Com seis notas máximas (5) – além de Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Matemática, a Engenharia de Minas também tirou a nota mais alta – e outros 12 conceitos 4, a instituição garantiu alto desempenho em 80% de seus cursos avaliados pelo Ministério da Educação.
A receita para o sucesso alia tradição com alto investimento em pesquisa.– É uma celebração para toda a universidade. A avaliação nos coloca em uma posição de destaque nacional e reforça o trabalho que é de muitos anos – disse ontem o reitor Carlos Alexandre Netto.
Para Netto, o sucesso dos estudantes da UFRGS tem origem em dois aspectos: a integração dos níveis de graduação, pós-graduação e extensão e a qualidade da comunidade acadêmica. Conforme o reitor, a universidade conta com 2,2 mil professores efetivos, sendo 80% deles doutores, 15% com mestrado e muitos em doutoramento.
– Quando o aluno entra na UFRGS pode ter a certeza de que a sala de aula e os laboratórios fazem parte de um conjunto de oportunidades de formação. Tudo o que se faz fora da sala tem reflexo positivo e para isso eles contam também com técnicos capacitados para dar suporte em todas as áreas – diz o reitor.
A dificuldade de ingressar na universidade também é um dos segredos do sucesso, diz o reitor. Para ele, o vestibular seleciona alunos com alta capacidade e motivação.– O Ensino Superior do Estado é de qualidade, está acima da média do país e reflete a seriedade das instituições. A UFRGS, como a instituição mais antiga, dá o exemplo. Estamos muito felizes. Isso dá ânimo e vai resultar em mais trabalho para o aperfeiçoamento que a sociedade merece – diz.
No ranking nacional, o Rio Grande do Sul teve o maior número de notas 4 e 5 do país (27,29%). O segundo foi o Rio de Janeiro, com 19,21%. Para manter a qualidade, a UFRGS tem o terceiro maior orçamento do Rio Grande do Sul, só perdendo para o governo do Estado e a prefeitura da Capital. Em 2009, receberá R$ 14 milhões extras para obras e custeio do Ministério da Educação, o que já resultou em 405 novas vagas em 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lembranças chuvosas...

Filosofias sobre Raves

ÍNDIOS MODERNOS - DIA DO ÍNDIO