Entrevista para ULBRA TV sobre os Concursos Públicos



Momento Entrevistada

Sexta-feira passada fui convidada a participar de uma reportagem (que chique!) para a Ulbra Tv, por conta dos concursos públicos. Na hora exitei de alegria, porque parece ser bastante divertido, mas depois, durante a entrevista, eu confesso que fiquei um pouco nervosa dentro da sala com a câmera de frente pra mim me filmando, enquanto eu respondia as várias perguntas do jornalista Anderson.

A Ulbra Tv estava fazendo uma reportagem sobre os concursos públicos e escolheu o CETEC ( www.cetecportoalegre.com.br) onde eu estudo. A equipe gentilmente solicitou ao CETEC que escolhesse um aluno e uma aluna para participar da reportagem. Uma amiga minha do curso me indicou a funcionária que estava escolhendo e eu aceitei prontamente o convite da Direção.

Não foi dessas entrevistas muito informais , não, como vemos por aí, que param as pessoas na rua. A filmagem foi dentro da sala depois que terminou a aula, no sétimo andar, onde eu também estudo. E , casualmente, fiquei sentada na mesma cadeira que sento todos os dias. Aquelas cenas de documentário ( obs: é muito legal).

Antes das perguntas mesmo da entrevista, eu e o jornalista conversamos um pouco. Ele me fez perguntas “básicas” do tipo nome, idade, o que faz da vida, a quanto tempo estuda pros concursos. Eu então contei minha breve/longa trajetória. Até pensei se falava tudo mesmo, ou só o último ano que eu estava estudando de fato. Mas a verdade é que não tinha por que esconder isso. Estou nessa de concursos desde os 17 anos de formas intercaladas.

Um dos objetivos da reportagem era mostrar um pouco as pessoas que largam tudo pra estudar pro concurso e o porquê disso. No meu caso, “abandonei” – por um tempo determinado – a minha Faculdade de Ciências Sociais na Universidade Federal para me deter a uma dedicação exclusiva, mas creio que isso foi um tanto radical demais, nesse segundo semestre do ano.

O momento mais engraçado e que me pegou desprevenida foi quando , já na parte principal da entrevista, essa pergunta, mais ou menos assim, foi-me feita: “ Porque tu, com 22 anos, quando deveria estar de festa, bebendo com os amigos, prefere ficar estudando pra um concurso público? Puts! Pensei! Por um lado é verdade, muitas renúncias; por outro, o desejo de ter a liberdade de poder escolher minhas próprias oportunidades, meus próprios caminhos; ter qualidade de vida; ter minha casa. Acho até que exagerei um pouco – eu parecia uma guriazinha querendo ser adulta rápido demais, no sentido financeiro e patrimonial da coisa. Mas a verdade é que um bom cargo público te dá liberdade.

Bom, ademais, minhas impressões sociológicas, antropológicas e políticas ( hehe) sobre a entrevista foram (  ): sempre pergunte antes o que alguém que vai te entrevistar irá te perguntar na hora principal da entrevista, podem surgir perguntas que te deixem desnorteada e atrapalhada com as palavras ( talvez essa seja a moral da história); cuide a postura, ainda mais no meu caso que não faço um exercício físico a mais de 1 ano e meio; converse com a equipe ( no meu caso ali o jornalista e o câmera) são eles que vão escolher as imagens e as tuas informações na hora de passar na tv ( e todo mundo vai ver); cuidado com o que irá dizer ( tenho até receio de ter dito alguma besteira, mas cuidei na hora, visto que bate um nevorsismo), pois o “peixe morre pela boca”.

Bom, sobre quando vai passar na televisão, não tem ainda uma data certa. A parte boa é que a Ulbra Tv te liga para avisar o dia da transmissão. Depois ainda, tu podes ir lá pedir uma cópia da reportagem, basta levar um cd. Isso é muito legal da parte deles. Assim que eu conseguir a reportagem, vou colocar aqui no Blog. Estou louca pra ver de uma veZ.

Tamirez Paim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lembranças chuvosas...

Filosofias sobre Raves

ÍNDIOS MODERNOS - DIA DO ÍNDIO