Há Tesouros na Praça - Monumento Central da Praça Matriz - Júlio de Castilhos


O monumento central da Praça da Matriz de Porto Alegre homenageia Júlio de Castilhos, que foi governador do Estado do RS no final do século XIX (1893 a 1899), e líder do positivismo no RS. Tal movimento teve, depois, influência no resto do Brasil, durante o período do presidente Getúlio Vargas, na década de 1930.

O monumento em bronze (construído em 1913, na gestão do governador Carlos Barbosa) foi desenvolvido pelo escultor Décio Villares, que também fez o desenho da atual bandeira do Brasil, contendo a inscrição positivista "Ordem e Progresso"; Júlio de Castilhos nasceu em 1860, no município que tomou seu nome: Júlio de Castilhos.

Diplomou-se na Faculdade de Direito de São Paulo, onde tomou contato com as idéias positivistas do filósofo francês Augusto Comte. Em 1893, na revolução federalista, derrotou os "maragatos" (federalistas e monarquistas, liderados por Gaspar Silveira Martins, que usavam lenços vermelhos) como líder dos "pica-paus republicanos" (adeptos do Estado local forte e autônomo, que usavam lenços brancos).

No monumento da Praça da Matriz, a figura do estadista parece querer levantar-se para agir, depois de ler um livro, que segura na mão esquerda, indicando o caráter do homem prático (e do poder executivo, em relação ao legislativo e judiciário); no lado esquerdo do monumento, um personagem representando a coragem empunha os louros da vitória; ao fundo, a figura da prudência detém os ímpetos, apontando os perigos; no lado direito da figura de Júlio de Castilhos, uma figura representando a firmeza, de porte atlético, celebra a perseverança do líder; dominando o conjunto, uma figura representando o civismo ergue a bandeira nacional, símbolo do amor que impulsiona as grandes façanhas e conquistas.

Extraído de Rio Grande do Sul: um século de história, coordenado por Carlos Urbim e publicado pela Mercado Aberto, em 1999; vol. 1.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lembranças chuvosas...

Filosofias sobre Raves

ÍNDIOS MODERNOS - DIA DO ÍNDIO