Sobre a Palavra Barbárie

Alguém já parou para pensar no significado da palavra barbárie?

A palavra barbárie advém dos Bárbaros – homens fortes e grandes que invadiam as cidades roubando as mulheres e destruindo tudo que viam -, mas essa palavra pode ter outros significados , tanto positivos quanto negativos.

Barbárie é ao mesmo tempo algo que deslumbra as pessoas com a sua ousadia como também assusta com sua brutalidade. “ Báh, que barbaridade!” – expressão do gaúcho, mostra-nos um lado perturbado de uma situação, mas se dizemos : Que coisa bárbara!, logo pensamos : Que coisa maravilhosa é essa? .

Um exemplo absurdo , mas, melhor ilustrativo, impossível, foi o 11 de Setembro , quando os aviões-bomba colidiram com o World Trade Center , em Nova Iorque, em 2001. As pessoas que, ao mesmo tempo olhavam barbarizadas com aquela situação de desgraça e grandiosidade, ao mesmo tempo estavam bárbaras pensando como alguém teve coragem de fazer aquilo e permaneciam fitas à televisão , em rede “ao vivo”, estavam deslumbradas com aquela situação.

Quando passamos de carro perto de um acidente de trânsito, por exemplo, ninguém quer ver se há corpos ou pedaços humanos espalhados, mas todo mundo olha pra ver se há. A barbárie consiste nisso : o deslumbramento e o absurdo juntos. Tanto é que a barbárie está tão impregnada em nós quanto menos imaginamos.


Este tema foi abordado pelo Prof. Dr. Fernando Pereira na sua cadeira de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da UFRGS.

Comentários

Excelente reflexão Tamirez! Achei muito interessante estabelecer significados tanto positivos quanto negativos para o adjetivo "bárbaro". Particularmente, nunca tinha pensado nisso antes...
Ótimo texto Tamirez, parabéns!
Beijo, bom domingo!

Postagens mais visitadas deste blog

Lembranças chuvosas...

Filosofias sobre Raves

ÍNDIOS MODERNOS - DIA DO ÍNDIO