Fora Yeda - movimento estudantil - caras pintadas!

Foto de Débora Birck

Tive a honra de participar da passeata estudantil contra o governo da Yeda, pois considero a juventude uma forma explícita de mostrar à sociedade que algo vai mal. Foi massiva a participação não só de universitários, mas de alunos do Ensino Médio Estadual, pelo que meus olhos observaram.

Eu estava no centro de Porto Alegre, num dos edifícios da Av. Salgado Filho, quando comecei a escutar os gritos da manifestação popular. Isso vem como música aos meus ouvidos, porque acredito ser importante pessoas assumirem esses papéis e contestar o que está acontecendo com nosso Estado, ou seja, nosso dia-a-dia. O que esse governo está fazendo com a educação do nosso Estado é sem precedentes.

Um momento que guardarei sempre na memória foi quando nós , todos juntos de mãos dadas, cantamos o Hino Rio-Grandense. O coro de todas nossas vozes ecoando no Centro de Porto Alegre foi uma demonstração de perseverança. Mostra que temos coragem de evocar a garra e lutar por objetivos , porque um governo que faz seus estudantes saírem à rua em pleno horário letivo, não merece estar com essa qualidade.

Relacionando com um artigo de lei, a palavra em latim caput ( a cabeça do artigo) , a pensar: caput significa cabeça. O que as últimas manifestações desejam é a cabeça da Governadora. O Governo do Estado representa o caput de uma sociedade que está se deparando a cada dia com mais e mais escândalos e descasos com a educação. O Palácio Piratini é o palácio caput que representa a estrutura desse Governo ameaçado. Logo, como um Governo desse tipo, que destrata a educação, merece estar a frente de todos os gaúchos e ser exemplo para as novas gerações. Basta! Não é por acaso que desejam a cabeça da Governadora.

Poderia-se dizer muitas coisas, mas como contou um estimado professor meu que , ao ir almoçar , deparou-se com a Governadora Yeda em sua frente, logo teve a intenção irônica , mas não a fez, por motivos de segurança pessoal, em virtude do elevado número de seguranças , de dizer a ela : Yeda, a cara da destruição! Deixo aqui também a minha admiração por ver muitos estudantes mesmo, como dificilmente se vê, de caras pintadas com as cores do Rio Grande invocando por justiça!

Comentários

Tamirez,
Acho fantástico tal engajamento político por parte dos estudantes do RS. Diferentemente do que vemos na TV, revistas e jornais de grande porte, movimentos como esses são fundamentais à democracia, pois esta é muito maior que o simples ato de depositar um voto em uma urna.
Declaro aqui meu apoio a todos os estudantes gaúchos por defenderem uma causa justa! Continuem assim!
Beijos ... e continue na luta!
Tamirez,
Que bom que vc irá guardar momentos do ato em sua memória, certamente muitos guardaremos. Mas é importante darmos seguimento, o ato de ontem foi o primeiro, dia 30, segunda, haverá outro, concentração 9h na reitoria. Não vamos deixar a Yeda descansar, vamos fazer com que a volta dos caras pintadas não fique guardada apenas em nossas memórias, mas também nos livros de História, como em 92.
Te aguardamos lá!
caraspintadasrs.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Lembranças chuvosas...

Filosofias sobre Raves

ÍNDIOS MODERNOS - DIA DO ÍNDIO