20 anos da CF/88

Essa foto eu tirei do Instituto Rio Branco , em Brasília, da Praça dos 3 Poderes. Foi o máximo que minha câmera alcançou. Parece que é a maior bandeira do mundo hasteada, pelo menos é o que corre na Capital Federal.

Em 05 de outubro de 1988, o povo brasileiro, por intermédio de representação legítima, fazia valer seu poder constituinte e afirmava-se soberano. Era promulgada a atual Constituição da República Federativa do Brasil.

Nossos mais elevados anseios, o propósito de se construir uma nação justa e fraterna, uma pátria mãe gentil, avessa por escolha ética consciente ao desterro ou exílio de seus filhos na miséria ou em outras terras, enfeixaram-se na carta da cidadania, na "Constituição Cidadã". Feliz e apropriado cognome.

Às vésperas de seu vigésimo aniversário, sobram motivos para celebrá-la, sobram motivos para pranteá-la. Se o Estado Democrático de Direito encontrou solo fértil e suas raízes se aprofundaram entre nós, prova de amadurecimento político, o Estado Social não teve a mesma sorte e a igualdade, princípio tão fundamental para a democracia quanto a liberdade, pelo pouco cuidado que lhe foi reservado, negou sua brotação, colhendo o povo messe raquítica.

Comentários

Tamirez,
Excelente reflexão proposta por ti. Realmente, a Constituição de 88 é uma grande conquista da democracia brasileira, principlamente por ter enfrentado 20 anos de ditadura militar. É nossa obrigação como cidadãos analisar se, 20 anos após sua promulgação, o quão bem aplicada essa pedra fundamental da democracia brasileira.
Quanto à foto, garanto que a informação "que corre na capital federal" é 100% verídica. Não porque sou da capital, mas porque essa informação me foi passada por um segurança do Palácio do Planalto, ou seja, a informação é oficial...
Mais uma vez escelente texto, parabéns!
Beijos da Capital

Postagens mais visitadas deste blog

Filosofias sobre Raves

Lembranças chuvosas...

Doa-se Pastor Alemão - 7 meses - fêmea