Obama ganha Nobel da Paz por seu empenho em mudar ambiente diplomático


É a terceira vez que um presidente dos Estados Unidos em exercício recebe o prêmio.
O presidente dos Estados Unidos Barack Obama é o ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2009, anunciou hoje o Instituto Nobel da Noruega, por seus "esforços extraordinários para reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos". O Instituto Nobel quis também reconhecer especialmente sua visão de um mundo sem armas nucleares.
O presidente dos Estados Unidos criou um "ambiente novo para a política internacional. Graças a seus esforços, a diplomacia multilateral recuperou sua posição central e devolveu às Nações Unidas e outras instituições internacionais seu papel protagonista", assinalou o Instituto em Oslo.
— A visão de um mundo sem armas nucleares estimulou o desarmamento e as negociações para o controle de armamento. Graças à iniciativa de Obama, Estados Unidos estão desempenhando um papel mais construtivo para fazer frente aos desafios da mudança climática que enfrenta o mundo — acrescentou o Instituto.
Obama segue na lista do Nobel da Paz ao ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari, agraciado em 2008 por seu trabalho como mediador internacional.
Trata-se da terceira vez que um presidente dos Estados Unidos em exercício recebe o Nobel da Paz, depois que em 2002 lhe fora outorgado ao já ex-presidente Jimmy Carter, por seu trabalho mediador.
Em 2007, seu compatriota, ex-candidato à Casa Branca e ex-vice-presidente Al Gore, também democrata, o recebeu por seu trabalho na luta contra a mudança climática.
O Nobel da Paz deste ano alcançou um recorde de candidaturas, 205, dos quais 33 correspondiam a organizações.
O Nobel da Paz está dotado com dez milhões de coroas suecas (980 mil euros ou US$1,4 milhão) e, como os outros, se entrega dia 10 de dezembro, aniversário da morte de seu fundador, Alfred Nobel

EFE Fonte : http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Mundo&newsID=a2679885.xml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lembranças chuvosas...

Filosofias sobre Raves

ÍNDIOS MODERNOS - DIA DO ÍNDIO